
Menu
O choro é um gênero musical genuinamente brasileiro com mais de 150 anos, mas foi somente em meados de 1910 que Pixinguinha inseriu percussionistas em seu conjunto "Os Oito Batutas"
O pandeiro é o principal instrumento de percussão usado no choro, tanto que é o único instrumento de percussão que não pode faltar nas formações de choro, mas hoje em dia é fácil encontrar material publicado em métodos e em vídeos falando sobre o pandeiro, por isso este conteúdo é dedicado exclusivamente para as miudezas.
A percussão miúda, como o nome já sugere, são aqueles instrumentos pequenos que da para serem segurados e tocados com as duas mãos. O ganzá, reco reco, caixeta, afoxé, prato e faca e tamborim são alguns dos instrumentos chamados na linguagem do choro e do samba de miudezas.







partituras / playlists
/ videoaula


/ dica do rafael toledo
"Este é um projeto contemplado pelo Proac 39/2021, foi através deste edital que consegui preparar todo este material e disponibilizar gratuitamente em todas as minhas plataformas digitais.
Todas as informações que apresentei aqui são frutos de muitos anos dedicados ao estudo e a pesquisa da percussão e do choro.
Espero que este material tenha estimulado a curiosidade de todos que apreciam o choro e a percussão, saibam que este material é só um pequeno resumo de uma linguagem muito rica e em constante movimento.
Continuem estudando e pesquisando, procurem saber mais sobre: João da Bahiana, Jacob Palmieri, Russo do Pandeiro, Risadinha, Popeye do Pandeiro, Pedro Sorongo, Bide, Raul e Arno; Gilberto d Avila, Jorginho do Pandeiro, Luna, Marçal e Eliseu; Celsinho SIlva, Beto Cazes e Netinho Albuquerque; Roberta Valente, Marcus Tadeu e Magno Júlio; Larissa Umaytá, Valerinho e Léo Rodrigues; Alfredo Castro, Xeina Barros, Pedro Pita e Roberto Amaral."
Rafael Toledo